terça-feira, 11 de outubro de 2011

O BOCA VOLTA A FALAR

O Projeto EX-PRESSÃO foi pensado em 2008, a partir da necessidade de estimular a leitura e a escrita de forma dinâmica em nossa escola e de romper com o paradigma da opressão implantado nas escolas do município de Pirambu.  

 

JUSTIFICATIVA

Por conta da influência da mídia, nossos jovens estão sendo dominados por um tipo de leitura e escrita insuficiente, que nega a reflexão e apuração dos fatos ocorridos na sociedade em que vivemos. De posse das diversas mídias (TV, DVD, RÁDIO e principalmente o COMPUTADOR/INTERNET) podemos travar uma batalha contra a cultura da banalização das palavras e das leituras que por hora se cultiva em nosso di-a-dia, seja na escola ou em outros ambientes.

Preocupados com a mudança dessa realidade e cientes da importância da leitura e da escrita formal para o sucesso do indivíduo no mercado de trabalho, decidimos propor a esta unidade de ensino a criação de um “jornal” denominado O BOCA. O jornal “O Boca” priorizará no seu conteúdo o Plano Anual desenvolvido nesta unidade de ensino pelos professores mediadores com o propósito de socializar o conhecimento de forma dinâmica, extrovertida e divulgar as ações e criações de nossos alunos.

O jornal “O BOCA” foi criado em 2004 nesta unidade de ensino. A série de edições de “O BOCA” teve como referência outros trabalhos com teor semelhante desenvolvidos em outras unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Pirambu. Tomamos por exemplo a edição de “O CARACOL” lançado em 2003 na Escola Municipal Laudelina Moura Ferreira – Pov. Aguilhadas), além de outras propostas como “O DEMOCRATA” criado em 2002 pelos “prosofredores”¹ de Pirambu que estudavam na Faculdade de Formação de Professores de Penedo em Alagoas.
¹Prosofredores - Neologismo

O BOCA VOLTA A FALAR 
Este ano, o BOCA foi reativado a partir da necessidade de se aplicar os conteúdos da disciplina Sociedade e Cultura, ministrada pelo profº Agnaldo Silva na 7ª série B do Mário Trindade Cruz. Na ocasião, os alunos abordaram o tema folclore, o qual também foi incluído no programa de rádio veiculado nos intervalos e no blog da Rádio Trindade.

Veja como ficou o BOCA após a montagem feita pelas alunas Tayná da Graça e Cassiele.
 Fonte: http://escolamariotrindade.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário